segunda-feira, 30 de junho de 2025

01/07 - Jesus no Trabalho - Princípio do Conhecimento

 


01/07 - JESUS NO TRABALHO – Princípio do conhecimento

“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.“ (Provérbios 1.7)

Jesus disse para conhecermos a Verdade e ela nos libertará. Em outro momento ele também disse ser o Caminho, a Verdade e a Vida. O princípio do conhecimento; o que é fundamental conhecer: o propósito eterno de Deus; nos tornar uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus. Deus é amor. Importa que manifestemos esse amor em nosso dia a dia, no trabalho, na família, em todo tempo e lugar. Se nos compararmos com o tamanho do universo, não somos nada, mas se compararmos com os microrganismos, somos gigantes; tudo é questão de referência. Se espelhe em Deus, respeite, conheça e obedeça. Seja próspero.

Oração: Senhor, obrigado por revelar o princípio do conhecimento, em nome de Jesus.


domingo, 29 de junho de 2025

30/06 - Jesus no Trabalho

 


30/06 - JESUS NO TRABALHO – Nada acrescente

“Nada acrescente às palavras dele, do contrário, ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso.“ (Provérbios 30.6)

Conhece o ditado “quem conta um conto acrescenta um ponto”? Assim nascem as fofocas, os mexericos. É o telefone sem fio, onde cada um vai traduzindo do seu jeito. Jesus conhecia muito bem essa tendência do ser humano; ele nos trouxe uma revelação surpreendente sobre as palavras: “a boca fala do que o coração está cheio”. Os acréscimos começam no coração; se ele estiver cheio de preocupações, ansiedade, angústia, mágoa ou tristeza, acrescentará palavras negativas que podem ferir as pessoas. Por outro lado, se estiver cheio da palavra e presença de Deus, acrescentará amor e paz a quem ouve. Seja simples e objetivo, conheça a palavra de Deus.

Oração: Senhor, nos preencha com a tua palavra, em nome de Jesus.


quinta-feira, 26 de junho de 2025

27/06 - Jesus no Trabalho - Por amor

 


27/06 - JESUS NO TRABALHO – Por amor

“Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos.“ (Provérbios 27.6)

Duas situações ocorridas na véspera da crucificação de Jesus ilustram o versículo de hoje. Jesus repreendeu Pedro e quebrou sua autoconfiança, revelando que ele o negaria naquela noite. Judas traiu Jesus e com um beijo o identificou perante o inimigo. Quantas vezes as pessoas precisam de repreensões, alertas, correções, de um amigo leal que tenha coragem de ferir sentimentos, para que haja cura. Quantas vezes pessoas são traídas por bajuladores, interesseiros aproveitando uma oportunidade para tirar vantagens. Pedro foi ferido mas teve a oportunidade da reconciliação, amadurecendo e sendo fortalecido. Seja leal, seja fortalecido, por amor.

Oração: Senhor, obrigado por nos repreender por amor, em nome de Jesus.


quarta-feira, 25 de junho de 2025

26/06 - Jesus no Trabalho - Mensagens

 


26/06 - JESUS NO TRABALHO – Mensagens

“Como cortar o próprio pé ou beber veneno, assim é enviar mensagem pelas mãos do tolo.“ (Provérbios 26.6)

Enviar mensagens hoje em dia é tão simples e rápido. Difícil encontrar alguém que não utilize um celular, redes sociais ou email. E pensar que a dois milênios e meio atrás, as mensagens eram enviadas por mensageiros a pé. A origem da Maratona foi em homenagem a um mensageiro que percorreu 40 km, do campo de batalha até Atenas na Grécia, para avisar as mulheres da cidade que os atenienses venceram a batalha contra os persas. Fidipedes correu tanto para evitar que as mulheres se suicidassem em caso de derrota, que só teve tempo de gritar “vencemos” e caiu morto. Jesus também morreu para entregar a mensagem de salvação a toda humanidade. Porém, Ele venceu a morte.

Oração: Senhor, que nossas mensagens não sejam tolas, mas produzam vida, em nome de Jesus.


terça-feira, 24 de junho de 2025

25/06 - Jesus no Trabalho - Reivindicar

 


25/06 - JESUS NO TRABALHO – Reivindicar

“Não se engrandeça na presença do rei, e não reivindique lugar entre os homens importantes;“ (Provérbios 25.6)

As pessoas vivem de aparência, mas Deus conhece o coração. O que importa é a condição interior, o coração. Muitos corações estão cheios de vaidade, orgulho, prepotência, almejando lugar entre reis e autoridades simplesmente para demonstrar poder, sentindo-se superiores. Mas Jesus nos ensina e dá o exemplo, da humildade e simplicidade. Em suas palavras, Jesus explicou que não precisamos reivindicar, pois se nossas ações espelharem a justiça de Deus, seremos tratados com justiça e respeito. Quem deseja ser respeitado, comece honrando e respeitando a todos.

Oração: Senhor, queremos te engrandecer e honrar com nossas atitudes, em nome de Jesus.


segunda-feira, 23 de junho de 2025

24/06 - Jesus no Trabalho - Orientação

 


24/06 - JESUS NO TRABALHO – Orientação

“quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória.“ (Provérbios 24.6)

Qual o caminho a seguir? Que desafios podemos suportar? Qual o limite? Capacidade? Com quem podemos contar? São muitas as variáveis. Jesus utilizou o exemplo da guerra entre dois reis, destacando a necessidade de avaliar e comparar os exércitos para se decidir pela guerra ou paz, demonstrando que precisamos aprender a renunciar quando percebemos que nossas forças não são suficientes. No Velho Testamento temos muitos exemplos de Deus reduzindo o exército hebreu para vencer batalhas utilizando apenas o seu poder. Nada melhor do que depender Dele, seguir os seus conselhos e assim obter vitória.

Oração: Senhor, obrigado pelos conselhos que nos conduzem a vitória, em nome de Jesus.


domingo, 22 de junho de 2025

23/06 - Jesus no Trabalho - Recusar

 


23/06 - JESUS NO TRABALHO – Recusar

“Não aceite a refeição de um hospedeiro invejoso, nem deseje as iguarias que lhe oferece;“ (Provérbios 23.6)

Jesus ensinou os discípulos a serem verdadeiros e determinados; que não haja vacilo em suas palavras, mas que seja o sim, sim e o não, não. Isso significa que não precisamos dizer sim para tudo e que não precisamos enrolar ninguém, mas podemos dizer não, com sinceridade. Recusar, não aceitar determinadas situações, convites, faz parte das decisões. Tudo precisa ser avaliado e analisado; vantagens e desvantagens; resultados, limites, risco. Acima de tudo precisamos ter um padrão, valores, princípios. Nada melhor do que seguir as orientações de Deus, antes de tomar as decisões.

Oração: Senhor, obrigado pelo sim, sim e não, não, em nome de Jesus.


quinta-feira, 19 de junho de 2025

Jesus no Trabalho - Fiel

 


20/06 - JESUS NO TRABALHO – Fiel

“Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?“ (Provérbios 20.6)

Jesus resumiu a essência das leis e dos profetas numa simples frase: “Assim em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês.”, ou, em outras palavras, seja um amigo leal e verdadeiro; amigo a toda prova, presente nos momentos mais difíceis, apoiando, dando suporte, sabendo ouvir e aconselhar no momento certo. Honre e respeite seus amigos e você será honrado e respeitado. Acima de tudo, seja amigo de Deus. Seja fiel, como Ele é fiel para conosco.

Oração: Senhor, obrigado pela amizade leal e fiel, em nome de Jesus.

terça-feira, 17 de junho de 2025

18/06 - Jesus no Trabalho

 


18/06 - JESUS NO TRABALHO – A Guerra das Ferramentas

“As palavras do tolo provocam briga, e a sua conversa atrai açoites.“ (Provérbios 18.6)

Numa marcenaria, as ferramentas estavam reunidas discutindo entre si qual delas poderia ser o lider. O martelo só vive dando pancadas, muito bruto, não serve; o parafuso dá muitas voltas e não sai do lugar, também não serve. A lixa é muito áspera. O alicate vive apertando os outros, e o serrote tem dentes muito afiados. As criticas só aumentavam e a briga estava feia, até que chegou o marceneiro, reuniu todas as ferramentas e começou a fazer seu trabalho, utilizando uma por uma, todas as ferramentas. Ninguém é perfeito, uma simples palavra pode começar uma briga. Mas cada um tem sua missão, tem seus dons, e nas mãos do marceneiro, o trabalho final sai perfeito.

Oração: Senhor, obrigado por ser o nosso marceneiro, em nome de Jesus.


segunda-feira, 16 de junho de 2025

17/06 - Jesus no Trabalho - Criticas em família

 


17/06 - JESUS NO TRABALHO – críticas em família

“Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.“ (Provérbios 17.6)

Um avô idoso resolve passear com seu netinho montado num burro. Nem bem saíram vieram os críticos falando que não estava certo o idoso andar a pé enquanto o menino estava montado no burro. Então resolveram inverter: o velho montou o burro e o menino andava a pé, Novamente os críticos não acharam certo. Então os dois montaram o burro. Criticaram o excesso de peso no animal. Os dois andaram a pé, ao lado do burro. Riram deles por não aproveitarem a montaria. Resultado: desistiram do passeio. Jesus declarou que aqueles que são perseguidos e criticados são felizes, pois nesta situação que seus olhos precisam estar fixos nos planos de Deus.

Oração: Senhor, obrigado por vivermos em família onde há respeito, em nome de Jesus.


domingo, 15 de junho de 2025

16/06 - JESUS NO TRABALHO – Amor e fidelidade

 


16/06 - JESUS NO TRABALHO – Amor e fidelidade

“Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do SENHOR o homem evita o mal.“ (Provérbios 16.6)

Deus é amor. O amor é mais que um sentimento; é um mandamento. Quando perguntaram para Jesus qual o maior mandamento, a resposta foi simples e objetiva: amar a Deus de todo coração, de toda sua alma e de todo o seu entendimento; e completou: ame o seu próximo como a si mesmo.  Portanto, tudo gira em função do amor. Amar a Deus, ao próximo e a nós mesmos. Um amor racional, que refuta o mal e deseja fazer o bem, servir, abençoar as pessoas. O amor faz com que os desejos se tornem realidade. Podemos servir e abençoar, em casa, em família e no trabalho.

Oração: Senhor, obrigado pelo privilégio de poder conhecer o verdadeiro amor, em nome de Jesus.


quinta-feira, 12 de junho de 2025

13/06 - Jesus no Trabalho - Retidão

 


13/06 - JESUS NO TRABALHO – Retidão

“A retidão protege o homem íntegro, mas a impiedade derruba o pecador.“ (Provérbios 13.6)

As atitudes e palavras de uma pessoa revelam sua integridade. Certa vez um centurião na cidade de Cafarnaum estava com um de seus empregados muito doente. O centurião ouviu que Jesus havia chegado na cidade, então ele envia um mensageiro pedindo para Jesus curar o seu servo. O Centurião demonstrou sua fé e integridade agindo com retidão. Ele reconheceu a autoridade e o poder de Jesus, confiante de que com uma simples palavra de Jesus a cura aconteceria. Jesus honrou a retidão daquele homem curando o empregado. A retidão protege quem é integro.

Oração: Senhor, obrigado pela proteção e retidão, em nome de Jesus.


quarta-feira, 11 de junho de 2025

12/06 - Jesus no Trabalho - Namorados

 


12/06 - JESUS NO TRABALHO – Namorados

“As palavras dos ímpios são emboscadas mortais, mas quando os justos falam há livramento.“ (Provérbios 12.6)

Uma família bem-sucedida começa com um namoro justo e consciente. Não é bom estar só. Deus nos criou para formarmos família. Porém, as pessoas precisam resgatar o verdadeiro significado e valor de um namoro segundo o padrão de Deus, onde existam respeito, amor, planejamento, comunicação e propósito. Infelizmente muitos casais acabam caindo em emboscadas mortais, deixando a ansiedade, os ciúmes, o egoísmo e a inveja, prevalecerem e sufocarem o amor. Que o Dia dos Namorados seja celebrado com a visão do verdadeiro amor que une e liberta. Deus abençoe todas as famílias.

Oração: Senhor, obrigado pelas palavras que libertam, em nome de Jesus.



terça-feira, 10 de junho de 2025

11/06 - Jesus no Trabalho - O Desejo

 



11/06 - JESUS NO TRABALHO – O Desejo

“A justiça dos justos os livra, mas o desejo dos infiéis os aprisiona.“ (Provérbios 11.6)

Um cientista querendo entreter seu filho, pega uma revista e recorta um mapa mundi em vários pedaços propondo ao menino que montasse aquele quebra-cabeça consertando o mundo, pois esse era o seu desejo. Na verdade, o pai calculou que o filho levaria algumas horas naquela montagem e assim ele teria tempo para os seus afazeres. Mas depois de alguns minutos o menino já estava com o quebra-cabeça totalmente montado, explicando que consertar o mundo era muito difícil, mas ele tinha visto a foto que estava do outro lado da pagina que o pai havia recortado e aquela foto era muito mais fácil de montar, pois era a foto de um homem. Bem que Jesus disse que quem deseja consertar o mundo, conserte-se a si mesmo primeiro.

Oração: Senhor, obrigado por desejar nos consertar, em nome de Jesus.

segunda-feira, 9 de junho de 2025

10/06 - Jesus no Trabalho - Pense para falar

 


10/06 - JESUS NO TRABALHO – Pense para falar

“As bênçãos coroam a cabeça dos justos, mas a boca dos ímpios abriga a violência. “ (Provérbios 10.6)

Para ser justo precisamos pensar, precisamos falar corretamente. Expressamos a justiça através das palavras e ações. Na maioria das vezes a violência física começa com a violência verbal. Não custa utilizarmos de empatia para falar com as pessoas. Ouvir, conhecer, se importar com os sentimentos, procurar entender o outro, aprender a perdoar. Jesus contou sobre uma pessoa que tinha uma grande dívida para com o rei e foi perdoado, porém não conseguiu perdoar seu irmão que lhe devia alguns centavos. Para ser justo precisamos usar a cabeça e pensar antes de falar. Que as bençãos coroem nossas cabeças.

Oração: Senhor, obrigado por nos coroar com a justiça, em nome de Jesus.


domingo, 8 de junho de 2025

09/06 - Jesus no Trabalho - Livrando-se da insensatez

 


09/06 - JESUS NO TRABALHO – Livrando-se da insensatez

“Deixem a insensatez, e vocês terão vida; andem pelo caminho do entendimento. “ (Provérbios 09.6)

Como entender tamanha insensatez? Líderes que para manter o poder se utilizam da violência e opressão; casais que utilizam a violência contra o cônjuge como se estivessem tratando animais; pessoas que exploram os outros por ganância e muitos outros exemplos. Talvez não seja necessário entender. O que precisamos é deixar de ser insensatos. Jesus nos dá o exemplo e nos ensina. Devemos fazer primeiro o que queremos que os outros façam. Se queremos um mundo mais sensato, vamos começar conosco mesmo, deixando a insensatez e andando pelo caminho da sabedoria.

Oração: Senhor, obrigado por nos livrar da insensatez, em nome de Jesus.


quinta-feira, 5 de junho de 2025

06/06 - Jesus no Trabalho - Observe a formiga

 


06/06 - JESUS NO TRABALHO – Observe a formiga

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! “ (Provérbios 06.6)

Refletir nos caminhos de uma formiga ... ou, como disse Jesus, observem os pássaros, os lírios do campo, as pombas e até mesmo as serpentes, todos eles têm muito a nos ensinar. Planejamento, poupança, simplicidade, astúcia. Deus criou toda a natureza com um propósito. Hoje podemos perceber, como disse o apóstolo Paulo, que a própria natureza geme como em dores de parto, aguardando a manifestação dos filhos de Deus. Busquemos o Reino de Deus e a sua justiça. As demais coisas serão acrescentadas

Oração: Senhor, obrigado pois observamos e aprendemos com a natureza, em nome de Jesus.


quarta-feira, 4 de junho de 2025

05/06 - Jesus no Trabalho - Ponto de Vista

 



05/06 - JESUS NO TRABALHO – Ponto de vista

“Ela nem percebe que anda por caminhos tortuosos, e não enxerga a vereda da vida. “ (Provérbios 05.6)

Cada um enxerga a vida da sua maneira, conforme seu ponto de vista. A individualidade é um direito; liberdade, livre arbítrio, desde que se respeite a individualidade e liberdade do próximo. Eis a questão. Não estamos sozinhos. Vivemos coletivamente. Precisamos uns dos outros, Nossas atitudes impactam outras pessoas. Qual o melhor ponto de vista? Que tal conhecer a visão daquele que criou todas as coisas? Os planos e propósitos de Deus não estão ocultos. Jesus curou a cegueira de várias pessoas; é a luz que nos ilumina e nos faz enxergar a Vida.

Oração: Senhor, obrigado por nos fazer enxergar a vereda da vida, em nome de Jesus.


terça-feira, 3 de junho de 2025

04/06 - Jesus no Trabalho - Cuidado e Proteção

 


04/06 - JESUS NO TRABALHO – Cuidado e Proteção

“Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. “ (Provérbios 04.6)

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi criado com o objetivo de dispor proteção integral à criança e ao adolescente. No artigo 4º, a família, comunidade, sociedade em geral e o poder público, são conscientizados sobre o dever de assegurar o direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte e lazer, profissionalização, cultura, dignidade e respeito à liberdade e convivência familiar e comunitária. Que desafio! É preciso muita sabedoria. A sabedoria vem de Deus. O segredo para os pais, sociedade e para todos que lidam com o ser humano é muito simples: permitir que Deus nos dê sabedoria e nos instrua. A verdadeira liberdade é poder se relacionar com o autor da vida e viver como Ele planejou.

Oração: Senhor, obrigado pela sabedoria que nos fornece cuidado e proteção, em nome de Jesus.


segunda-feira, 2 de junho de 2025

03/06 - Jesus no Trabalho - Endireitando a Rota

 


03/06 - JESUS NO TRABALHO – Endireitando

“reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. “ (Provérbios 03.6)

Quando o apóstolo Paulo estava sendo levado de navio, para ser julgado em Roma, as condições climáticas não eram favoráveis. Paulo alertou o centurião e o piloto da embarcação que aquela rota estava errada, que o final seria um naufrágio. Tanto o centurião quanto o piloto desprezaram os avisos de Paulo. Resultado, foram pegos pela tempestade e o barco afundou. Porém, todos foram salvos, pois Deus estava protegendo o apóstolo. Muitas vezes pegamos a rota errada e não ouvimos os conselhos de Deus. O alerta é para cada um de nós hoje. Melhor é reconhecer a presença de Deus em todos os caminhos e permitir que Ele nos endireite.

Oração: Senhor, obrigado por endireitar o nosso Caminho, em nome de Jesus.


domingo, 1 de junho de 2025

02/06 - Jesus no Trabalho - Discernimento

 


02/06 - JESUS NO TRABALHO – Discernimento

“Pois o SENHOR é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. “ (Provérbios 02.6)

O rei Salomão, no início do seu governo, orou pedindo a Deus um coração compreensivo, prudência e sabedoria para poder discernir entre o bem e o mal. Deus se agradou do pedido de Salomão e assim ele se tornou o homem mais sábio. O primeiro teste sobre sua capacidade de discernimento foi julgar a causa de duas mulheres que se diziam mãe de um bebê. Para descobrir qual a mãe verdadeira, ele ordenou que a criança fosse cortada ao meio e analisou o comportamento das mulheres, dando a criança aquela que abriu mão de seus direitos para manter a criança viva. Com discernimento podemos separar o verdadeiro amor, eliminando o egoísmo e a vaidade.

Oração: Senhor, obrigado por nos dar discernimento, em nome de Jesus.


04/07 - Jesus no Trabalho - Adquirir entendimento

  0 4 /07 - JESUS NO TRABALHO – Adquira entendimento   “ O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para...