domingo, 31 de agosto de 2025

01/09 - Jesus no Trabalho - As Sete Colunas

 


01/09 - JESUS NO TRABALHO – Sete colunas

“A sabedoria construiu sua casa; ergueu suas sete colunas.“ (Provérbios 9.1)

Em Provérbios temos a personificação da Sabedoria. Suas qualidades nos remetem a uma pessoa: Jesus. Quem deseja mais sabedoria precisa conhecê-lo. Somos a sua casa. Sete colunas são necessárias para abrigar a Sabedoria. O Amor, que sabe utilizar bem o tempo e tudo suporta; a Humildade, para saber ouvir e obter a visão dos fatos; a Coragem para dispender esforços em aprender; o Discernimento, para entender a ambiguidade de interpretações; o Bom Senso para avaliar e manter o equilíbrio; o Temor que mantém o respeito aos outros; e a Fé que nos leva a colocar em prática os ensinamentos. Que o Espírito do Senhor nos dê a Sabedoria que precisamos para uma vida bem sucedida.

Oração: Senhor, obrigado pela Sabedoria e suas colunas, em nome de Jesus.


quinta-feira, 28 de agosto de 2025

29/08 - Jesus no Trabalho - Pacificador

 


29/08 - JESUS NO TRABALHO – Pacificadores

“Os zombadores agitam a cidade, mas os sábios a apaziguam.“ (Provérbios 29.8)

Bem-aventurados são os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. O pacificador é aquele que promove a paz e comunhão em vários ambientes, como família, trabalho e na sociedade. Suas qualidades exigem compaixão, empatia, comunicação, respeito e credibilidade. Porém, o principal é buscar conhecimento e relacionamento com Deus. Como ser chamado filho de Deus sem conhecê-lo? Lembre-se que Jesus disse que nos daria a paz, não como o mundo a apresenta, mas uma paz fundamentada nos princípios do Reino de Deus. Uma paz que nos enche de confiança e amplia a visão do que é Eterno.

Oração: Senhor, obrigado pelos pacificadores, em nome de Jesus.


quarta-feira, 27 de agosto de 2025

28/08 - Jesus no Trabalho - Agiotismo

 


28/08 - JESUS NO TRABALHO – Agiotismo

“Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres.“ (Provérbios 28.8)

A Lei 1521/51 regula os crimes e contravenções contra a economia popular, definindo pena, multa e forma de julgamento. A cobrança de juros abusivos, por agiotas, ou seja, fora do controle do Banco Central, é um dos crimes considerados. Portanto, nem pensar em recorrer a agiotagem. Por outro lado, muito cuidado com os juros legais super elevados, como é o caso dos cartões de crédito, cheque especial e algumas linhas de crédito pessoal. A alta no endividamento das famílias em grande parte se deve a estas práticas. Na Bíblia encontramos conselhos importantes para o controle financeiro e prosperidade das famílias e do trabalhador honesto. Quando a ansiedade e preocupação bater à porta, faça o que Jesus recomendou: ore e busque o Reino de Deus em primeiro lugar. Com certeza haverá alimento e vestimentas para os que amam a Deus.

Oração: Senhor, obrigado por nos livrar do agiotismo, em nome de Jesus.


terça-feira, 26 de agosto de 2025

27/08 - Jesus no Trabalho - Distração

 


27/08 - JESUS NO TRABALHO – Distração

“Como a ave que vagueia longe do ninho, assim é o homem que vagueia longe do lar.“ (Provérbios 27.8)

Podemos aprender com a natureza, com as aves e seus ninhos. Geralmente o macho é quem faz o ninho, onde a fêmea botará os ovos, que precisam de proteção e calor, por isso o casal vai se revezando para chocar os ovos, evitando a exposição a predadores e ao frio. No lar também precisamos de aconchego, calor e proteção. Quem vagueia longe do lar fica exposto a predadores, tentações que destroem a paz e unidade das famílias. O trabalho próspero e produtivo começa dentro de casa, na harmonia de um lar sadio e abençoado por Deus.

Oração: Senhor, obrigado por abençoar nossos lares, em nome de Jesus.


segunda-feira, 25 de agosto de 2025

26/08 - Jesus no Trabalho - Desperdício

 



26/08 - JESUS NO TRABALHO – Desperdício

“Como o que arma a funda com pedra preciosa, assim é aquele que concede honra ao tolo.“ (Provérbios 26.8)

Uma coisa é respeitar as pessoas; ajudar no que for possível, servir com amor; outra coisa é bajular, elogiar demais, inflar o ego de pessoas vingativas, egoístas; incentivar pessoas a agirem na maldade. Respeitamos as pessoas sem exigir nada em troca, pois o que fazemos, fazemos para Deus. Porem precisamos ter o bom senso, discernimento, para evitar o desperdício de ações e palavras inúteis. Jesus espera que sejamos sal e luz nessa terra, agindo com justiça e com amor, sendo simples e objetivos, retribuindo sempre com o bem. Porém ele nos aconselha a não dar aos cães o que é sagrado, nem jogar perolas aos porcos, pois elas serão pisadas por eles e os cães podem despedaçar.

Oração: Senhor, obrigado por nos ajudar a aproveitar o tempo produtivo, em nome de Jesus.

domingo, 24 de agosto de 2025

25/08 - Jesus no Trabalho - Litígio precipitado

 


25/08 - JESUS NO TRABALHO – Litigio precipitado

“O que você viu com os olhos não leve precipitadamente ao tribunal, pois o que você fará, se o seu próximo o desacreditar?“ (Provérbios 25.8)

Acusado ou acusador, qual palavra tem mais peso? Cada caso é um caso, mas qualquer palavra precisa ter uma base sólida, precisa de evidências. Portanto, todo cuidado é pouco. Não se deve precipitar. O conselho é reunir provas, avaliar, ponderar e então tomar a decisão mais sensata. Veja o conselho de Jesus: “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas”. Na maioria das vezes é melhor conciliar do que litigiar.

Oração: Senhor, obrigado por podermos promover a paz, em nome de Jesus.


quinta-feira, 21 de agosto de 2025

22/08 - Jesus no Trabalho - Semeando injustiça

 


22/08 - JESUS NO TRABALHO – Semeando injustiça

“Quem semeia a injustiça colhe a maldade; o castigo da sua arrogância será completo.“ (Provérbios 22.8)

O arrogante não se preocupa com os outros, vive para si mesmo, assim torna-se um potencial semeador de injustiça. Quem semeia vento colhe tempestade e geralmente acaba molhado. Ainda bem que a lei da semeadura serve para todos; portanto os justos também podem semear justiça e colher amor e bondade. Podemos agir com sabedoria, semeando o que é bom, selecionando as melhores sementes e preparando um solo fértil onde as sementes se multipliquem cem vezes mais. Quando permitimos que Jesus semeie sua palavra em nosso coração, colhemos bençãos em abundância.

Oração: Senhor, obrigado pelas sementes que se tornam bençãos, em nome de Jesus.


quarta-feira, 20 de agosto de 2025

21/08 - Jesus no Trabalho - Retidão

 



21/08 - JESUS NO TRABALHO – Retidão

“O caminho do culpado é tortuoso, mas a conduta do inocente é reta.“ (Provérbios 21.8)

Caminho tortuoso ou reto? O que faz um caminho ter muitas curvas? Os obstáculos, barreiras, montanhas, enfim, o tipo de relevo que se tem pela frente. É mais fácil contornar do que utilizar a engenharia para romper os obstáculos com pontes e túneis. Assim também, os transtornos de consciência levarão o indivíduo por um caminho tortuoso, pois o medo, a culpa e o remorso vão fazê-lo fugir das consequências. Já quem não tem o que temer, procurará os caminhos retos, utilizando a engenhosidade do Espírito Santo para mover montanhas, cavar tuneis e construir pontes. Afinal, o caminho da retidão é Jesus.

Oração: Senhor, obrigado por tornar nosso caminho reto, em nome de Jesus.


terça-feira, 19 de agosto de 2025

20/08 - Jesus no Trabalho - O olhar do Rei

 


20/08 - JESUS NO TRABALHO – O olhar do rei

“Quando o rei se assenta no trono para julgar, com o olhar esmiúça todo o mal. “ (Provérbios 20.8)

Certamente você já ouviu a frase “o olho do dono que engorda o gado”, e é verdade, pois a presença e ação do maior interessado faz toda a diferença. Da mesma forma, o olho do rei esmiuça todo o mal. Todo líder que age com justiça, sabedoria e honra a Deus, consegue discernir as situações e eliminar toda malignidade. Jesus faz um convite a todos que creem, para que se assentem com ele no Trono para julgar, não com base na razão humana, mas sim, no amor, perdão e comunhão que recebemos dele.

Oração: Senhor, obrigado por dissipar todo mal com seu olhar, em nome de Jesus.


segunda-feira, 18 de agosto de 2025

19/08 - Jesus no Trabalho - Acalente o entendimento

 


19/08 - JESUS NO TRABALHO – Acalenta o entendimento

“Quem obtém sabedoria ama-se a si mesmo; quem acalenta o entendimento prospera. “ (Provérbios 19.8)

Há um personagem bíblico que ficou famoso por sua oração. Trata-se de Jabez, descendente da tribo de Judá. Seu nascimento foi em meio a muita dor, por isso sua mãe lhe deu o nome de Jabez, causador de dor. Ele foi mais ilustre e mais próspero que seus irmãos, pois Deus atendeu a sua oração. O que ele pediu? Que Deus o abençoasse, alargasse suas fronteiras, estendesse sua mão sobre ele e o livrasse do mal. Jabez obteve sabedoria para orar e acalentou o entendimento, não se conformando, mas trabalhando com Deus. Ele venceu o sofrimento, se levantou segurando a mão de Deus, e assim prosperou. Que tal acalentar o entendimento?

Oração: Senhor, obrigado por podermos acalentar o entendimento, em nome de Jesus.


domingo, 17 de agosto de 2025

18/08 - Jesus no Trabalho - Petiscos

 


18/08 - JESUS NO TRABALHO – Petiscos

“As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem até o íntimo do homem.“ (Provérbios 18.8)

Petiscos são salgados ou doces servidos em festas, como acompanhamento num bate-papo entre amigos, na abertura ou preparativos para uma refeição mais consistente, e outras ocasiões. Os petiscos deixam as pessoas com água na boca desejando mais. Assim também, as fofocas, as calúnias, aguçam as conversas. Há o perigo de se comer demais; há o perigo de se falar demais. Jesus nos aconselha a controlar nossa língua, controlar o que comemos, controlar o que enche o nosso coração e as palavras que saem dele. Petiscos são bons, desde que façamos tudo com moderação.

Oração: Senhor, obrigado por moderar nosso paladar, em nome de Jesus.


quinta-feira, 14 de agosto de 2025

15/08 - Jesus no Trabalho - Oração dos justos

 


15/08 - JESUS NO TRABALHO – Oração dos justos

“O SENHOR detesta o sacrifício dos ímpios, mas a oração do justo o agrada.“ (Provérbios 15.8)

O que é ser justo? Como podemos agir com justiça? Evidente que precisamos cumprir as leis, reconhecer que tudo tem suas consequências, tanto os acertos quanto os erros; que tratar com igualdade não é tão simples assim, pois existe a proporcionalidade, a proximidade, a meritocracia e tantos outros acessórios que distinguem ocasiões, ambiente e pessoas. É preciso bom senso. Bem disse o apostolo Paulo ao afirmar que não há um justo sequer, pois todos pecaram. O único a agradar é Jesus. Talvez por isso ele abre seus braços e coração para todos os que tem fome e sede de justiça.

Oração: Senhor, obrigado por saciar a fome e sede de justiça, em nome de Jesus.


quarta-feira, 13 de agosto de 2025

14/08 - Jesus no Trabalho - Discernir o caminho

 


14/08 - JESUS NO TRABALHO – Discernir o caminho

“A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa.“ (Provérbios 14.8)

Discernir o caminho é compreender, distinguir, avaliar o caminho que estamos percorrendo. Todo caminho leva para algum lugar, tem um destino. Onde queremos chegar? Estamos no melhor caminho para o destino proposto? Nem sempre o caminho mais curto é o melhor; há a necessidade de se avaliar os riscos, a segurança da estrada, o ambiente, o clima, o trânsito. Lembre-se das palavras de Jesus, ao dizer ser o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém chega até ao Pai, a não ser por Ele. Para discernir com sabedoria precisamos de ajuda; conhece algum mestre melhor que Jesus?.

Oração: Senhor, obrigado por nos ajudar a discernir o melhor caminho, em nome de Jesus.


terça-feira, 12 de agosto de 2025

13/08 - Jesus no trabalho - Resgate

 


13/08 - JESUS NO TRABALHO – Resgate

“As riquezas de um homem servem de resgate para a sua vida, mas o pobre nunca recebe ameaças.“ (Provérbios 13.8)

As riquezas pesam; quanto mais bens e recursos financeiros, maior é a preocupação com a segurança. Planeje e controle seus recursos investindo em instituições confiáveis, consultando assessorias idôneas e contratando seguros pessoais e patrimoniais. Por outro lado, se os recursos financeiros são escassos, a preocupação com segurança é mínima. Mas falando em resgate, quanto vale uma vida? Jesus disse que felizes são os pobres de espírito, pois deles é o reino de Deus. Precisamos entender nossa pobreza, pois nenhum recurso financeiro pode salvar uma vida pela eternidade. No entanto, gratuitamente Jesus nos oferece o resgate. Se não temos nada a perder, podemos Nele acreditar.

Oração: Senhor, obrigado pois já fomos resgatados gratuitamente, em nome de Jesus.


segunda-feira, 11 de agosto de 2025

12/08 - Jesus no Trabalho - Louvar ou Desprezar?

 


12/08 - JESUS NO TRABALHO – Louvar ou desprezar?

“O homem é louvado segundo a sua sabedoria, mas o que tem o coração perverso é desprezado.“ (Provérbios 12.8)

Quem deseja ser louvado e evitar o desprezo, pode agir de forma simples e objetiva, acatando os sábios conselhos encontrados em Provérbios. Mas, perceba algo importante: quem louva e quem despreza são as próprias pessoas. Infelizmente o ser humano é mestre em querer julgar tudo e todos. Esse papel não é nosso, pois julgamos pelas aparências, porém Deus conhece o coração. Ele nos dotou de consciência. Cada um tem a sua consciência e dará conta de seus procedimentos, pois é ela quem acusa ou absolve. Melhor é aceitar o conselho de Jesus ao dizer para não julgarmos e assim não seremos julgados. Melhor é respeitar, tratar bem a todos, servir e amar como Jesus nos amou.

Oração: Senhor, obrigado por podermos buscar o louvor que vem de ti, em nome de Jesus.


domingo, 10 de agosto de 2025

11/08 - Jesus no Trabalho - Transferência

 


11/08 - JESUS NO TRABALHO – Transferência

“O justo é salvo das tribulações, e estas são transferidas para o ímpio.“ (Provérbios 11.8)

O que é mais fácil: assumir a responsabilidade e resolver problemas ou transferi-los para outros? O ser humano é mestre em se livrar de cargas pesadas; outro que as carregue. A verdade é que voluntaria ou involuntariamente, há a transferência de situações entre pessoas. Na bíblia, ao decretar os dez mandamentos, Deus diz que castiga os filhos pelos pecados dos pais até a terceira e quarta geração daqueles que o desprezam, mas abençoa até mil gerações aos que o amam e guardam seus mandamentos. Portanto, situações negativas podem ser transferidas, mas situações positivas também, e com muito mais intensidade. Que bela oportunidade para experimentar o amor de Deus, prosperar e abençoar muitas pessoas.

Oração: Senhor, obrigado por abençoar mil gerações daqueles que o amam, em nome de Jesus.


quinta-feira, 7 de agosto de 2025

08/08 - Jesus no Trabalho - Feliz Dia dos Pais

 



08/08 - JESUS NO TRABALHO – Dia dos Pais

“Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa.“ (Provérbios 8.8)

Quer ter uma vida longa e próspera? A bíblia nos traz algumas recomendações. A primeira delas: Honre os seus pais. Isso é um mandamento, honrar pai e mãe. No início do sec XX, uma jovem americana não mediu esforços para homenagear seu pai, Sr William Smart, viúvo, por ter criado seis filhos de forma corajosa, altruísta e amorosa. Sonora Louise Smart ao ouvir um sermão no dia das mães na igreja, percebeu que seu pai tinha todas as qualidades que foram atribuídas as mães, por isso o desejo de homenageá-lo. Hoje continuamos homenageando os pais e nossa oração é que as qualidades de William se multipliquem em cada pai, em cada família, em nome de Jesus.

Oração: Senhor, obrigado por abençoar todos os pais, em nome de Jesus.


quarta-feira, 6 de agosto de 2025

07/07 - Jesus no Trabalho - A Caminho de Casa

 


07/08 - JESUS NO TRABALHO – Caminho de casa

“Que passava pela rua junto à sua esquina, e seguia o caminho da sua casa; “ (Provérbios 7.8)

Você já percebeu como nos prendemos a rotinas, hábitos, costumes, tradição? Difícil é mudar o caminho, ou melhor, é fácil mudar o caminho quando os desvios são tendenciosos, atalhos para o mal, tentações que atraem e iluminam os desejos. Precisamos de um esforço extra para quebrar paradigmas e evoluir, buscar melhores caminhos, aprimorar a qualidade de vida. Pensar em atividades físicas para melhoria na saúde. Atividades para fortalecer a saúde mental. A parábola contada por Jesus a respeito do caminho é interessante. Largo é o caminho da perdição, enquanto o caminho de Jesus é estreito. Ele é estreito para impedir os desvios, porém, suave para avançarmos nas melhorias da qualidade de vida.

Oração: Senhor, obrigado pelo caminho estreito que nos conduz à casa eterna, em nome de Jesus.


terça-feira, 5 de agosto de 2025

06/05 - Jesus no Trabalho - Provisões

 


06/08 - JESUS NO TRABALHO – Provisões

“e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. “ (Provérbios 6.8)

Na bíblia encontramos duas situações sobre provisões para nosso aprendizado. A primeira é a história de José no Egito, interpretando os sonhos do faraó e recomendando o armazenamento de alimentos nos sete anos de grande colheita, para que houvesse suprimento nos anos de escassez. O outro ensino é na parábola contada por Jesus acerca de um homem ganancioso, que ajunta no celeiro sua grande colheita, mas não se atenta para o tempo que resta de sua vida. No primeiro caso, José, mesmo nas dificuldades, é abençoado por Deus. O segundo, mostra um homem independente, que não pensa em Deus, confrontado no triste final de sua vida. A provisão é importante, mas o essencial é provisionar o amor de Deus no coração.

Oração: Senhor, obrigado por podermos provisionar seu amor no coração, em nome de Jesus.


segunda-feira, 4 de agosto de 2025

05/08 - Jesus no Trabalho - Mantenha distância

 


05/08 - JESUS NO TRABALHO – mantenha distância

“Longe dela seja o teu caminho, e não te chegues à porta da sua casa. “ (Provérbios 5.8)

O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 29, exige que o motorista mantenha distância lateral e frontal dos demais veículos, bem como da lateral da pista. Não estabelece a distância precisa, ficando a cargo do próprio motorista o seu cálculo, levando em consideração as condições da pista, velocidade do carro e outras variáveis. Cada um é responsável pela sua segurança e dos demais motoristas. A vida é como uma estrada, e nela também somos responsáveis por manter distância segura dos problemas e tentações, de tudo o que pode provocar acidentes em nossos relacionamentos. Contamos com um código de transito, a Bíblia e suas orientações. Para se manter seguro, siga os passos de Jesus.

Oração: Senhor, obrigado por nos ajudar a manter distância dos problemas, em nome de Jesus.


domingo, 3 de agosto de 2025

04/08 - Jesus no Trabalho - Alta estima

 


04/08 - JESUS NO TRABALHO – alta estima

“Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará. “ (Provérbios 4.8)

Dedicar alta estima exige respeito, atenção, bons ouvidos e obediência. Qualquer pessoa pode adquirir sabedoria, desde que se esforce, haja comprometimento, propósito e dedicação. Em provérbios temos a personificação da sabedoria, como se ela fosse uma autoridade, um nobre, que precisa ser tratado e abraçado com estima e admiração. Assim como a Bíblia trata uma palavra como pessoa (a Sabedoria), ele também trata uma pessoa como palavra. Jesus é o Verbo, a Palavra, que sempre existiu. Que tal dedicar a Ele a mais alta estima e abraça-lo?

Oração: Senhor, obrigado por nos revelar a verdadeira Sabedoria, em nome de Jesus.


31/12 - Jesus no Trabalho - Feliz Ano Novo!

  31/12 - JESUS NO TRABALHO – Feliz Ano Novo! “Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. “ ( Provérbios 31.12 ) Es...