domingo, 30 de novembro de 2025

01/12 - Jesus no Trabalho - Melhoria Contínua

 


01/12 - JESUS NO TRABALHO – Repreensão legal

“Todo o que ama a disciplina ama o conhecimento, mas aquele que odeia a repreensão é tolo.“ (Provérbios 12.1)

Quem gosta de ser repreendido? É normal se aborrecer após uma advertência, alerta ou correção. Mas o ponto mais importante está na reação, atitude tomada após a repreensão. Não gostar ou se aborrecer é uma coisa, mas deixar o orgulho e a vaidade tornar-se uma barreira e um incentivo a rebeldia e desprezo é tolice. Toda situação é proveitosa para crescimento, amadurecimento, refletir e se aperfeiçoar. Quem deseja ser sábio, aceita a correção e não repete os mesmos erros. Quem ama a disciplina ama o conhecimento. Um leque de oportunidades se abre àquele que ouve, aceita conselhos e melhora continuamente.

Oração: Senhor, obrigado pela melhoria continua, em nome de Jesus


quinta-feira, 27 de novembro de 2025

28/11 - Jesus no Trabalho - Conhecer a fundo

 


28/11 - JESUS NO TRABALHO – Conhecer a fundo

“O rico pode até se julgar sábio, mas o pobre que tem discernimento o conhece a fundo.“ (Provérbios 28.11)

A riqueza do ser humano não é medida somente pelos bens que possui. A maior riqueza é aquela que está no coração. As oportunidades surgem de todos os lados, mas é com discernimento que se escolhe aquelas que são justas e benignas. Havia um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: “Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’”. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: “Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Não importa a nossa riqueza material; Jesus conhece a fundo nosso coração e sabe do que precisamos nos libertar.

Oração: Senhor, obrigado por nos conhecer a fundo, em nome de Jesus


quarta-feira, 26 de novembro de 2025

27/11 - Jesus no Trabalho - Alegria

 


27/11 - JESUS NO TRABALHO – trazendo alegria

“Seja sábio, meu filho, e traga alegria ao meu coração; poderei então responder a quem me desprezar.“ (Provérbios 27.11)

Os pais se sentem realizados com o sucesso de seus filhos. O filho sábio traz alegria ao coração paterno através das atitudes e ações que demonstrem tudo o que aprendeu em casa. Deus nos dá o exemplo; Ele deseja que toda a família o siga, vivenciando o mesmo amor e unidade. Por várias vezes, Deus Pai sussurrou sua voz ao falar sobre Jesus: “Este é o meu filho amado, em quem me agrado”. Jesus demonstrou esta alegria no retorno dos setenta discípulos, depois de serem enviados de dois em dois a pregar o evangelho em toda a região. Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”. Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”. Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”. Então ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: “Felizes são os olhos que veem o que vocês veem.”

Oração: Senhor, obrigado por podermos proporcionar alegria, em nome de Jesus

terça-feira, 25 de novembro de 2025

26/11 - Jesus no Trabalho - Turrão insensato

 


26/11 - JESUS NO TRABALHO – Turrão insensato

“Como o cão volta ao seu vômito, assim o insensato repete a sua insensatez.“ (Provérbios 26.11)

Conhece uma pessoa turrona? Aquela que não reconhece seus erros, mas quando algo não dá certo, coloca a culpa nos outros. Todos estão errados menos ela, portanto, a frequência dos erros é intensificada. O turrão repete a sua insensatez, conforme a declaração do provérbio de hoje. Este tipo de comportamento é prejudicial ao ambiente de trabalho; as equipes sentem quando uma pessoa comete os mesmos erros e não se conserta. A responsabilidade é compartilhada por todo o grupo. A causa deste tipo de comportamento pode ser atribuída ao perfil psicológico da pessoa. Muitos são teimosos por natureza. Mas pode ser que haja alguma deficiência. Pessoas desatenciosas, com dificuldade de aprender, precisam de ajuda redobrada. É preciso espírito de equipe, companheirismo, para apresentar as soluções sem ofender, mas demonstrar de maneira clara e objetiva que algo precisa ser mudado. Os conselhos bíblicos nos ajudam nesse momento. Humildade, bom senso, arrependimento e perdão, são importantes. Todos podemos ter a oportunidade de aprender, crescer e se desenvolver. Servir ao próximo, seguindo o exemplo de Jesus, é um grande passo.

Oração: Senhor, obrigado por aprimorar nosso comportamento, em nome de Jesus


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

25/11 - Jesus no Trabalho - Alívio

 


25/11 - JESUS NO TRABALHO – Alívio

“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.“ (Provérbios 11.25)

O mundo precisa de alívio; há uma carga muito pesada nas costas de muitas pessoas. Há um convite da parte de Jesus, para que troquemos o fardo pesado do mundo, pelo seu. Uma carga leve, diferente, baseada no amor e na confiança. Ele carregou sobre si a nossa culpa e maldições e nos propõe o fardo leve das bençãos que proporcionam paz, sabedoria, entendimento e cooperação, onde podemos ajudar uns aos outros. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.

Oração: Senhor, obrigado pelo alívio recebido, em nome de Jesus


domingo, 23 de novembro de 2025

24/11 - Jesus no Trabalho - Generosidade

 


24/11 - JESUS NO TRABALHO – Generosidade

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.“ (Provérbios 11.24)

Um dos principais ensinamentos de Jesus diz respeito à generosidade. Disse ele: “Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”. É a lei da semeadura, quando distribuímos boas ações, recursos, bens, abençoando outras pessoas, damos legalidade para que Deus abra as janelas dos céus e chuva de bênçãos venha sobre nós. Mas não é por interesse ou como barganha. O que importa é a alegria em servir, em ser útil; é deixar Deus tocar em nosso coração.

Oração: Senhor, obrigado pela generosidade que alcança nossos corações, em nome de Jesus


quinta-feira, 20 de novembro de 2025

21/11 - Jesus no Trabalho - Inexperiente

 


21/11 - JESUS NO TRABALHO – Inexperiente

“Quando o zombador é castigado, o inexperiente obtém sabedoria; quando o sábio recebe instrução, obtém conhecimento.“ (Provérbios 21.11)

Quer ganhar inimigos? Comece a zombar, criticar e falar mal dos outros. Mas antes, olhe para o seu próprio interior, pois muitas vezes o deboche e zombaria é uma autodefesa que revela a insegurança e a falta de princípios. Um caráter bem formado é essencial. Mesmo os inexperientes podem obter sabedoria, aprendendo com o erro dos outros. Seja sábio, obtendo conhecimento, prestando atenção e seguindo as instruções. Jesus revela uma verdade fundamental, nos aconselhando a aperfeiçoar o caráter e atitudes. Veja o que ele diz: “Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. Comece a respeitar e tratar bem todas as pessoas e você será respeitado. Faça o bem e receba o bem. O espelho dos relacionamentos funciona assim: as pessoas reagem proporcionalmente às nossas atitudes. Sorria e alguém vai sorrir para você; elogie e seja elogiado. Experimente.

Oração: Senhor, obrigado por nos proporcionar experiência, em nome de Jesus


terça-feira, 18 de novembro de 2025

19/11 - Jesus no Trabalho - Paciência

 


19/11 - JESUS NO TRABALHO – Paciência

“A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas.“ (Provérbios 19.11)

Conta-se que um casal de idosos, com mais de 60 anos de casados, tinham uma convivência tranquila, com muita transparência um com o outro, exceto por um segredo que ela guardava dentro de um baú, no seu quarto. Certo dia, a esposa adoeceu, e o médico não deu muitas esperanças quanto a sua recuperação. Foi então que ela resolveu contar ao esposo o segredo que havia dentro do baú. O esposo abriu o baú e encontrou duas toalhas de crochê e um extrato de caderneta de poupança com alguns milhares de reais. Ela pegou uma das toalhas na mão, e com muito carinho começou a contar: “quando nos casamos, minha avó me ensinou que nunca deveríamos brigar ou ficar ofendido com alguma coisa; na hora da raiva era melhor começar a fazer crochê do que ficar discutindo ou brigando com você”. O velhinho se emocionou e pensou consigo mesmo “como ela me amava! Nesse tempo todo, só ficou com raiva de mim por duas vezes... somente duas toalhas!”. Mas ainda estava curioso para saber: “e quanto a essa conta de caderneta de poupança?”. E a esposa completou: “ah, querido, são as economias que fui juntando com a venda das toalhas de crochê, durante esse tempo...” Moral da estória: ignore as ofensas, ao invés de ficar brigando e discutindo, faça crochê e obtenha sua recompensa.

Oração: Senhor, obrigado pela melhor recompensa, em nome de Jesus


segunda-feira, 17 de novembro de 2025

18/11 - Jesus no Trabalho - Muralhas

 


18/11 - JESUS NO TRABALHO – Muralha

“A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, eles a imaginam como um muro que é impossível escalar.“ (Provérbios 18.11)

A cidade de Jericó foi o primeiro desafio para Josué e o povo hebreu que havia saído do Egito rumo a Terra prometida de Canaã. A cidade era totalmente protegida por muralhas intransponíveis; seus soldados estrategicamente posicionados sobre a muralha poderiam abater qualquer exército inimigo que se aproximasse. Aos olhos naturais, os hebreus não tinham a menor chance. Mas Josué estava focado em obedecer a Deus e foi através da fé e adoração, que venceram aquela batalha. As trombetas tocaram e a muralha caiu. Não há impossível para Deus. Algumas muralhas da nossa vida também precisam cair: o egoísmo, a vaidade e a prepotência. Seguir os passos de Jesus é a melhor escolha.

Oração: Senhor, obrigado por derrubar as muralhas da nossa vida, em nome de Jesus


domingo, 16 de novembro de 2025

17/11 - Jesus no Trabalho - Faça o bem

 


17/11 - JESUS NO TRABALHO – Faça o bem

“Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal.“ (Provérbios 11.17)

Princípios e valores precisam estar constantemente em nossa mente, para que sejam fixados e praticados. A questão da semeadura e colheita é um deles. Colhemos aquilo que plantamos. O que você faz para os outros reflete em sua própria vida. O que você semeia em outras vidas acaba se tornando em frutos para si mesmo também. A questão principal é a qualidade das sementes. Há dois caminhos: ou se faz o bem, ou se faz o mal. Colheremos os resultados de qualquer um deles. Se fizermos o bem, colheremos o bem, mas se fizermos o mal, colheremos o mal; simples assim. Como podemos nos esforçar em fazer o bem? Como identificar o que é bom e o que é mau? De forma prática, simples e objetiva: olhe para Jesus, identifique-se com ele e siga os seus passos. Jesus é o caminho, verdade e vida. Portanto as melhores sementes estão nas mãos Dele.

Oração: Senhor, obrigado por fazermos podermos fazer o bem, em nome de Jesus


quinta-feira, 13 de novembro de 2025

14/11 - Jesus no Trabalho - Proclamação da República

 


14/11 - JESUS NO TRABALHO – Proclamando a República

“Sem diretrizes a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros.“ (Provérbios 11.14)

Crise militar, crise dos cafeicultores, crise religiosa; o imperador Dom Pedro II acabou sucumbindo por falta de diretrizes nos conselhos inviabilizando as reformas e modernizações político-administrativas e na educação. Sem resistência e evitando uma guerra civil, o monarca acatou a decisão, partindo para a Europa, mas levando em sua mala, um saco de terra brasileira, que seria utilizada em seu enterro, demonstrando o amor que tinha por esta pátria. Celebramos a república, mas não podemos nos esquecer da pátria maior que temos nos Céus, maior diretriz para as nações, sociedades, famílias e indivíduos.

Oração: Senhor, obrigado pela diretriz que nos leva ao seu governo, em nome de Jesus


quarta-feira, 12 de novembro de 2025

13/11 - Jesus no Trabalho - Ajuntando aos poucos

 


13/11 - JESUS NO TRABALHO – Ajuntando aos poucos

“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais. “ (Provérbios 13.11)

Judas tentou enriquecer com desonestidade e acabou perdendo tudo; por outro lado, Abraão decidiu seguir os conselhos de Deus e foi enriquecendo gradativamente, com um trabalho produtivo, planejado, abençoado. Na bíblia temos a promessa de que as bençãos de Abraão podem nos acompanhar. Na verdade, elas estão disponíveis para quem conhece e obedece as instruções, planeja, traça metas e se dispõe a trabalhar com dedicação e amor. Uma carreira bem-sucedida na Terra e no Céu.

Oração: Senhor, obrigado pela carreira de sucesso em tuas mãos, em nome de Jesus


terça-feira, 11 de novembro de 2025

12/11 - Jesus no Trabalho - Trabalha a sua terra

 



12/11 - JESUS NO TRABALHO – Trabalha a sua terra

“Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo. “ (Provérbios 12.11

A fartura de alimento é um dos benefícios do trabalho produtivo e eficiente. Algumas décadas atrás, a preocupação com a escassez alimentícia era alarmante; isso levou o ser humano a desenvolver novas tecnologias, trabalhar a terra com mais responsabilidade, e o resultado são sucessivos recordes de safras. Mas algo ainda incomoda nos nossos dias: o desperdício. Há desperdício na colheita, no transporte, no armazenamento, na comercialização e na mesa do consumidor. Veja que desperdício é diferente de sobra, pois o desperdício vai para o lixo, mas a sobra pode ser reutilizada. A bíblia nos conscientiza sobre a reutilização das sobras; na colheita de cereais, por exemplo, a bíblia recomenda que as sobras sejam distribuídas aos estrangeiros e necessitados. O trabalho é uma benção, e seguindo os conselhos de Jesus, torna-se uma benção multiplicada.

Oração: Senhor, obrigado pelo trabalho bem aproveitado, em nome de Jesus


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

11/11 - Jesus no Trabalho - A Benção do justo

 


10/11 - JESUS NO TRABALHO – Bênção do justo

“Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída. “ (Provérbios 10.11

Mais uma vez a importância das palavras certas ditas no momento certo. Cada um pode escolher suas palavras. Não se esqueça do ensinamento de Jesus ao dizer que a “boca fala do que o coração está cheio”. As bênçãos e maldições nascem no coração das pessoas. O melhor é aprender a abençoar. Quanto mais desejarmos o bem às pessoas, cidades e nações, mais bênçãos vamos colher para nossas próprias vidas. Fazer o bem é primordial. Uma prática antiga que precisamos resgatar: nos lares, as crianças eram ensinadas a pedir a benção aos pais antes de dormirem. Elas eram abençoadas com muito mais saúde, paz e segurança. Afinal, pela bênção dos justos a cidade é exaltada!

Oração: Senhor, obrigado por podermos abençoar, em nome de Jesus


domingo, 9 de novembro de 2025

10/11 - Jesus no Trabalho - A boca do justo

 


10/11 - JESUS NO TRABALHO – A boca do justo

“A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência. “ (Provérbios 10.11)

As palavras de uma pessoa revelam sua justiça, pois a boca fala do que o coração está cheio. O justo conhece o amor, se importa com o próximo, distingue o bem e o mal. Como é importante utilizar bem as palavras, ser fonte de vida, motivando, valorizando, produzindo relacionamentos fortalecidos e abençoados. Precisamos ser fonte de vida; quando buscamos conhecer mais a Jesus, podemos experimentar a realidade de suas promessas, ele nos transforma em fontes de água viva, ou seja, nossa boca é fonte de vida.

Oração: Senhor, obrigado pela fonte de vida que adquirimos pelo conhecimento, em nome de Jesus


quinta-feira, 6 de novembro de 2025

07/11 - Jesus no Trabalho - O canto das sereias

 


07/11 - JESUS NO TRABALHO – O canto das sereias

“Ela é espalhafatosa e provocadora, seus pés nunca param em casa; “ (Provérbios 11.7)

Há uma cena do desenho animado “A Era do Gelo 4”, inspirada na obra “Odisséia de Homero”, quando o barco dos personagens Manny, Diego, Sid e sua avó, se aproxima e são atraídos pelas belas sereias numa ilha. Assim como na Odisséia, onde Ulisses e a tripulação do seu navio passam perto da ilha das sereias, conscientes de que era uma ilusão; a intenção das sereias era de encantar os marinheiros e depois devorá-los, pois elas não passavam de monstros disfarçados. Para não cair naquele engodo, Ulisses é amarrado ao navio, e os marinheiros taparam seus ouvidos com cera, para não serem seduzidos pelo canto das sereias. Esta cena representa muito bem o que acontece na vida real, quando somos iludidos por falsos sonhos que nos levam ao fracasso. Nada melhor do que conhecer a vontade de Deus, seguir suas instruções e assim construir sonhos fundamentados na verdade. Como disse Jesus: “Conheçam a Verdade e Ela vos libertará”.

Oração: Senhor, obrigado por nos livrar das ilusões, em nome de Jesus


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

06/11 - Jesus no Trabalho - Lei de Murphy

 


06/11 - JESUS NO TRABALHO – Lei de Murphy

“a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado. “ (Provérbios 11.6)

Na década de 50, o engenheiro aeroespacial Edward A. Murphy Jr, durante testes de segurança de um projeto militar, formulou a seguinte teoria: “Se há duas ou mais maneiras de fazer algo e uma delas resulta em uma catástrofe, então alguém fará daquela maneira”. È uma bela justificativa para os projetos que dão errado, para os pessimistas, para aqueles que só destacam o lado negativo das coisas. Felizmente essa lei não tem base científica. Ela só nos lembra que existem probabilidades, que a precaução, o planejamento e a segurança são importantes. O melhor é que podemos escolher o lado positivo, colocar a fé em ação, confiar e praticar a Palavra de Deus e ser abençoado em todas as circunstâncias, em nome de Jesus.

Oração: Senhor, obrigado pois tudo coopera para o bem daqueles que te amam , em nome de Jesus


terça-feira, 4 de novembro de 2025

05/11 - Jesus no Trabalho - Irrepreensíveis

 


05/11 - JESUS NO TRABALHO – Ação e reação

“A retidão dos irrepreensíveis lhes abre um caminho reto, mas os ímpios são abatidos por sua própria impiedade. “ (Provérbios 11.5)

A terceira lei de Newton, físico inglês no século XVII, conhecida como o “princípio da ação e reação” estabelece a seguinte definição: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos”. Esta lei é baseada na física, mecânica, mas veja como se encaixa em todos os sentidos da vida. A bíblia confirma através de provérbios, este tratado: toda ação provoca uma reação. As palavras de Deus provocam uma reação em nossas vidas, e a nossa atitude diante das palavras e instruções divinas, provocam uma reação espiritual conhecida como benção ou maldição. Portanto, escolha bem o seu caminho, e obtenha as melhores reações.

Oração: Senhor, obrigado por abrir caminho para os irrepreensíveis, em nome de Jesus


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

04/11 - Jesus no Trabalho - Caminhos retos

 


04/11 - JESUS NO TRABALHO – Caminhos retos

“Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas, “ (Provérbios 04.11)

Somos apressados por natureza, quem não deseja chegar mais rápido ao destino de uma viagem? Quem nunca procurou um atalho? Principalmente se a estrada é acidentada, cheia de curvas e desníveis. Mas nem sempre o atalho é a melhor opção, pois muitos acabam se perdendo e atrasando mais ainda a chegada. Deus nos oferece uma ótima opção; não se trata de um caminho mais curto, mas com certeza é um caminho mais seguro: são os caminhos retos da sabedoria. Ouça e pratique os ensinamentos de Jesus. Afinal, ele é o Caminho, a verdade e a vida. Um caminho reto, sem desvios, para caminharmos em segurança.

Oração: Senhor, obrigado pelo caminho reto e seguro, em nome de Jesus


domingo, 2 de novembro de 2025

03/11 - Jesus no Trabalho - Disciplina

 


03/11 - JESUS NO TRABALHO – Disciplina

“Meu filho, não despreze a disciplina do SENHOR nem se magoe com a sua repreensão, “ (Provérbios 03.11)

Disciplina está relacionado com obediência; cumprimento das regras estabelecidas. Entendendo como o ser humano foi criado por Deus, e a origem do pecado, podemos perceber a importância da disciplina. Quem não a tem está sujeito ao caos, confusão de pensamentos, desorganização e rebeldia. A disciplina resulta em ordem, organização, eficiência. É uma prova de amor dos pais, a quem cabe iniciar a disciplina dos filhos. Há varias formas de se corrigir uma pessoa, porém a violência nunca deve ser utilizada. Deus nos ama, e da mesma forma que um pai, ele disciplina seus filhos. O bom filho, entende a repreensão dos pais e alinha o seu caminho. Que estejamos sensíveis a disciplina de Deus, trilhando sempre o caminho da verdade, justiça e amor.

Oração: Senhor, obrigado por nos disciplinar em amor, em nome de Jesus


31/12 - Jesus no Trabalho - Feliz Ano Novo!

  31/12 - JESUS NO TRABALHO – Feliz Ano Novo! “Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. “ ( Provérbios 31.12 ) Es...